TEXTO:  Promovendo a Construção e o Compartilhamento do Conhecimento Habilitado pela Tecnologia para Inovações Educacionais Abertas Sustentáveis.


ATIVIDADE 4 - ESCOLHA DA QUESTÃO


QUESTÃO: Como educadores, estudantes e instituições de ensino podem explorar um número crescente de tecnologias abertas, recursos e representações de conhecimento para efetivamente melhorar a qualidade da educação e acessibilidade? Que tipo de ajuda ou orientação é necessária?

 Educar na atualidade é uma tarefa desafiadora, frente aos crescentes avanços tecnológicos. A cada dia o paradigma tradicionalista, se mostra menos eficiente, diante a geração de educandos “nativos digitais”, Veen e Vrakking (2009).
No âmbito de melhor atender as demandas educacionais e de mercado, é necessário que ocorram mudanças significativas na cultura educacional das instituições, professores e alunos. Mas como assim? Hoje é comum que instituições de ensino valorizem a experiência individual do profissional, como também pais e estudantes cobrem um ensino diferenciado e mais significativo, sem deixar de lado a carga de conteúdo. É notório, que nesta perspectiva, o professor seja o responsável por articular o conhecimento com os recursos tecnológicos disponíveis. Neste sentido é de fundamental importância que o educador, tenha um constante aprimoramento profissional, para além do uso das tecnologias em suas práticas pedagógicas, e que inclua valores morais, psicológicos e pessoais (LUCCHESI, 2002). Mas será somente o professor o responsável por essa busca de uma educação superior? A respeito de um ensino mais eficaz Liyoshi e Richardson apontam:

“A busca de ensino mais eficaz e uma aprendizagem superior para o aluno é uma jornada permanente – ou deveria ser. Muitos educadores sozinhos fazem essa jornada, mas poderia ser mais gratificante e proveitoso para eles se seus alunos e suas instituições fizessem isso em conjunto, trocando experiências, habilidade e inovação. Quanto mais “abertos” estiverem os olhos e as mentes intelectuais, mais teremos que investigar várias questões e desafios pedagógicos, e mais inovações educacionais serão encorajadas”.

Interagir, cooperar, discutir, criar, refletir e compartilhar são verbos importantes e aplicáveis para uma educação que promova na atualidade, uma aprendizagem mais significativa e com a utilização dos mais diversos objetos e recursos educacionais abertos, para alunos pró ativos e protagonistas de sua aprendizagem. Mas algumas questões importantes devem ser levantadas sobre esse assunto: será que pais e alunos estão preparados para essa forma diferenciada de aprender, visto seu condicionamento a metodologia tradicional e atuação passiva do aluno? A escola oferece infraestrutura e possui em seu projeto político pedagógico tais encaminhamentos metodológicos? Parece contraditório, mas no cotidiano escolar, essas questões se mostram paradoxais.      
No atual contexto social, as possibilidades de uso de recursos educacionais abertos e inovações são inúmeras, a qualificação docente é necessária e deve ser contínua, mais também não menos importante, é a adoção de uma concepção educacional pós moderna, por parte das instituições e comunidade escolar, para que ocorra de maneira eficiente e sustentável a gestão do conhecimento, que oportunize uma aprendizagem superior.

Referências

Veen, Wim. Homo Zappien: educando na era digital / Wim Veen, Ben Vrakking ; tradução Vinícius Figueira. - Porto Alegre : Arrmed, 2009. 141 p. ; 23 cm. ISBN 978-85-363-1686-4

LUCCHESI, Martha A. S. Universidade no limiar do terceiro milênio: desafios e tendências. Santos: Leopoldianum, 2002.

Educação Aberta: o avanço coletivo de educação pela tecnologia, conteúdo e conhecimento abertos / editado por Toru Iiyoshi e M.S. Vijay Kumar, 2014. Inclui referências bibliográficas e índice.ISBN 978-0-262-03371-8

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