TEXTO: Promovendo a Construção e o Compartilhamento do Conhecimento Habilitado pela Tecnologia para Inovações Educacionais Abertas Sustentáveis.
ATIVIDADE 4 - ESCOLHA DA QUESTÃO
QUESTÃO: Como educadores,
estudantes e instituições de ensino podem explorar um número crescente de
tecnologias abertas, recursos e representações de conhecimento para
efetivamente melhorar a qualidade da educação e acessibilidade? Que tipo de
ajuda ou orientação é necessária?
No âmbito de melhor atender as demandas
educacionais e de mercado, é necessário que ocorram mudanças significativas na
cultura educacional das instituições, professores e alunos. Mas como assim?
Hoje é comum que instituições de ensino valorizem a experiência individual do
profissional, como também pais e estudantes cobrem um ensino diferenciado e
mais significativo, sem deixar de lado a carga de conteúdo. É notório, que
nesta perspectiva, o professor seja o responsável por articular o conhecimento
com os recursos tecnológicos disponíveis. Neste sentido é de fundamental
importância que o educador, tenha um constante aprimoramento profissional, para
além do uso das tecnologias em suas práticas pedagógicas, e que inclua valores morais, psicológicos e pessoais (LUCCHESI,
2002). Mas será somente o professor o responsável por essa busca de uma
educação superior? A respeito de um ensino mais eficaz Liyoshi e Richardson
apontam:
“A busca de ensino mais eficaz e uma aprendizagem superior para o aluno
é uma jornada permanente – ou deveria ser. Muitos educadores sozinhos fazem
essa jornada, mas poderia ser mais gratificante e proveitoso para eles se seus
alunos e suas instituições fizessem isso em conjunto, trocando experiências,
habilidade e inovação. Quanto mais “abertos” estiverem os olhos e as mentes
intelectuais, mais teremos que investigar várias questões e desafios
pedagógicos, e mais inovações educacionais serão encorajadas”.
Interagir, cooperar, discutir, criar,
refletir e compartilhar são verbos importantes e aplicáveis para uma educação
que promova na atualidade, uma aprendizagem mais significativa e com a
utilização dos mais diversos objetos e recursos educacionais abertos, para
alunos pró ativos e protagonistas de sua aprendizagem. Mas algumas questões
importantes devem ser levantadas sobre esse assunto: será que pais e alunos
estão preparados para essa forma diferenciada de aprender, visto seu
condicionamento a metodologia tradicional e atuação passiva do aluno? A escola
oferece infraestrutura e possui em seu projeto político pedagógico tais
encaminhamentos metodológicos? Parece contraditório, mas no cotidiano escolar,
essas questões se mostram paradoxais.
No atual contexto social, as
possibilidades de uso de recursos educacionais abertos e inovações são
inúmeras, a qualificação docente é necessária e deve ser contínua, mais também
não menos importante, é a adoção de uma concepção educacional pós moderna, por
parte das instituições e comunidade escolar, para que ocorra de maneira
eficiente e sustentável a gestão do conhecimento, que oportunize uma
aprendizagem superior.
Referências
Veen, Wim. Homo Zappien: educando na era digital / Wim Veen,
Ben Vrakking ; tradução Vinícius Figueira. - Porto Alegre : Arrmed, 2009. 141
p. ; 23 cm. ISBN 978-85-363-1686-4
LUCCHESI, Martha A. S. Universidade no limiar do terceiro
milênio: desafios e tendências. Santos: Leopoldianum, 2002.
Educação Aberta: o avanço coletivo de educação pela tecnologia, conteúdo
e conhecimento abertos / editado por Toru Iiyoshi e M.S. Vijay
Kumar, 2014. Inclui referências bibliográficas e índice.ISBN 978-0-262-03371-8
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